Coleção de fungos entomopatogênicos da Embrapa Soja

A coleção de fungos entomopatogênicos tem por objetivo preservar patógenos de artrópodes associados principalmente com as culturas de soja, trigo e girassol. A preservação desse patrimônio é um indicativo do nível de desenvolvimento tecnológico e respeito pelo meio ambiente, uma vez que esses agentes de ocorrência natural podem ser utilizados como ferramentas de controle de elevada seletividade, consequentemente de ínfimo impacto ambiental.

As atividades relacionadas à preservação desta coleção visam: caracterizar os fungos armazenados, disponibilizar organismos benéficos úteis para o desenvolvimento de agentes de controle biológico, estudar suas propriedades, difundir o conhecimento, e preservar genes com potencial para utilização futura, nas diversas áreas da biotecnologia como transformação, biorremediação ou em estudos básicos como de estrutura de populações, de filogenia, entre outros.

O material incorporado a esta coleção já tem sido utilizado em diversos trabalhos científicos e ainda poderá resultar em produtos de utilização mais imediata, como bioinsumos agrícolas e para a pecuária, traduzindo-se em benefícios econômicos e para o meio ambiente.

Embrapa Soja, Rodovia Carlos João Strass, acesso Orlando Amaral, Distrito da Warta, Caixa Postal 231, CEP 86001-970, Londrina, PR, Brasil.

Curador

Daniel Ricardo Sosa-Gómez

E-mail: daniel.sosa-gomez@embrapa.br

Equipe

José Jairo da Silva

Assistente

 

Coleções microbiológicas

Universidade Federal do Paraná

Centro Politécnico, Setor de Ciências Biológicas

Av. Cel. Francisco Heráclito dos Santos, 210, Jardim das Américas Caixa Postal 19020, CEP 81531-970, Curitiba, Paraná, Brasil.

 

Telefone: (41) 3361-1764

E-mail: redetaxonline@gmail.com

Ilustrações por

© 2021 Taxonline, todos os direitos reservados.