Coleção de fungos entomopatogênicos da Embrapa Soja
A coleção de fungos entomopatogênicos tem por objetivo preservar patógenos de artrópodes associados principalmente com as culturas de soja, trigo e girassol. A preservação desse patrimônio é um indicativo do nível de desenvolvimento tecnológico e respeito pelo meio ambiente, uma vez que esses agentes de ocorrência natural podem ser utilizados como ferramentas de controle de elevada seletividade, consequentemente de ínfimo impacto ambiental.
As atividades relacionadas à preservação desta coleção visam: caracterizar os fungos armazenados, disponibilizar organismos benéficos úteis para o desenvolvimento de agentes de controle biológico, estudar suas propriedades, difundir o conhecimento, e preservar genes com potencial para utilização futura, nas diversas áreas da biotecnologia como transformação, biorremediação ou em estudos básicos como de estrutura de populações, de filogenia, entre outros.
O material incorporado a esta coleção já tem sido utilizado em diversos trabalhos científicos e ainda poderá resultar em produtos de utilização mais imediata, como bioinsumos agrícolas e para a pecuária, traduzindo-se em benefícios econômicos e para o meio ambiente.

Embrapa Soja, Rodovia Carlos João Strass, acesso Orlando Amaral, Distrito da Warta, Caixa Postal 231, CEP 86001-970, Londrina, PR, Brasil.
Equipe
José Jairo da Silva
Assistente
Coleções microbiológicas
