A Rede Taxonline 

Designed by Freepik
 
História

O início da Rede Taxonline ocorreu no final de 2005, a partir de um auxílio concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, pelo Edital CT-BIOTEC/MCT/CNPq nº 021/2005, com nove coleções botânicas e zoológicas no Estado do Paraná. De agosto de 2008 ao final de 2010, a Rede recebeu recursos da Secretaria do Estado da Ciência e Tecnologia para expandir para as Universidades Estaduais de Maringá e Ponta Grossa.

 

Em 2013, a Rede passou por outro processo de expansão e desde aquele período abriga os registros das coleções de culturas biológicas, incluindo coleções de culturas microbianas, com a criação do primeiro “Centro de Coleções de Culturas Biológicas do Estado do Paraná”. Para o desenvolvimento dessa etapa, foi contemplada com recursos da Fundação Araucária. Ainda, no final de 2013, a Rede passou a fazer parte do Sistema de Informação Sobre a Biodiversidade Brasileira – SIBBR, programa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação (MCTI), entrando assim para o Global Biodiversity Facility Information – GBIF, sistema internacional de informatização de coleções.

 

Durante 14 anos, a Rede vem sendo organizada em termos de infraestrutura e as informações dos acervos vêm sendo colocadas em bancos de dados. Estamos em um momento diferenciado com o início de um programa de qualificação de pessoal e de identificação com validação de grupos taxonômicos em que não há taxonomistas especialistas nas instituições. Abaixo, a linha do tempo com os principais acontecimentos.

Encontro Taxonline.jpg

A Rede Taxonline

Com seu crescimento e fortalecimento, a Rede Taxonline passou a ter maior envolvimento dos curadores e hoje constitui um grupo de instituições e pesquisadores com objetivos comuns que vão além da informatização de seus acervos.

Metas
  • Modernização e adequação da infraestrutura de maneira a garantir o incremento e a perpetuação das coleções botânicas, microbiológicas e zoológicas do Estado do Paraná.

  • Implementação de bancos de dados para a informatização das informações dos espécimes visando a disponibilização, principalmente dos dados dos tipos primários, via Internet em redes integradas (SIBBR, SpeciesLink, GBIF).

  • Ampliação da identificação e reconhecimento do material científico depositado nas coleções.

  • Melhoria e ampliação das atividades de rotina das coleções.

  • Avaliação de lacunas geográficas e taxonômicas para o incremento das coleções e ampliação das coletas no Estado em áreas pouco registradas nas coleções.

LogoTaxonlineCabecalho.png

Principais etapas de desenvolvimento

Identificação e organização do acervo e infraestrutura da coleção

Digitalização e disponibilização

da informação

Parceiros

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

 
Logo_Taxonline_Branco_NEW.png

Universidade Federal do Paraná

Centro Politécnico, Setor de Ciências Biológicas

Av. Cel. Francisco Heráclito dos Santos, 210, Jardim das Américas Caixa Postal 19020, CEP 81531-970, Curitiba, Paraná, Brasil.

 

Telefone: (41) 3361-1764

E-mail: redetaxonline@gmail.com

Ilustrações por