.png)
A Rede Taxonline
História
As Coleções Biológicas são a base para qualquer estudo em biodiversidade e aplicação biotecnológica. Servem como fiéis depositárias de todo o material biológico utilizado em pesquisa. Todos os exemplares (botânicos, microbiológicos e zoológicos,) são patrimônio genético do Brasil e devem ser preservados sendo sua informação (dados e metadados) imprescindível para o estudo e conhecimento da biodiversidade.
Em final de 2005, a partir de um auxílio concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, houve a fundação da REDE PARANAENSE DE COLEÇÕES BIOLÓGICAS - TAXONLINE com nove coleções botânicas e zoológicas no Estado do Paraná.
Em 2013, a Rede passou um processo de expansão incluindo coleções de culturas microbianas, com a criação do primeiro Centro de Coleções de Culturas Biológicas do Estado do Paraná -CMRP-TAXONLINE. No mesmo ano, a Rede passou a fazer parte do Sistema de Informação Sobre a Biodiversidade Brasileira – SiBBr, programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), entrando assim para o Global Biodiversity Facility Information – GBIF, sistema internacional de informatização de coleções. Atualmente, por meio da Rede, as coleções do Estado possuem mais de um milhão e duzentos mil registros com informações on-line e de livre acesso.
O Novo Arranjo de Inovação e Pesquisa do Estado do Paraná – NAPI Taxonline, teve seu início em maio de 2020 a partir do reconhecimento, pela Fundação Araucária, da importância das coleções biológicas e da Rede Taxonline. Como resultado, houve uma extensiva ampliação dos objetivos e metas com a inclusão de novos acervos proporcionando a consolidação da rede com a reunião de 50 coleções biológicas pertencentes a 15 instituições das diferentes instâncias (municipal, estadual, federal e particular). São instituições de todos os ecossistemas regionais de inovação do Estado que têm cooperação e oferecem serviços a várias instituições nacionais e internacionais.
São objetivos do NAPI Taxonline
✓ Modernizar eadequar a infraestrutura de maneira a garantir o incremento e a perpetuação das coleções biológicas;
✓ Melhorar eampliar as atividades de rotina interna das coleções;
✓ Identificar e reconhecer todo do material científico depositado nas coleções há décadas;
✓ Informatizar os dados contidos nos acervos liberando-os via internet, inclusive com fotos digitalizadas;
✓ Manter backup das informações dos espécimes;
✓ Planejar, organizar e oferecer cursos para curadores, técnicos e estudantes;
✓ Contribuir para o conhecimento da biodiversidade neotropical, reconhecendo espécies novas e descrevendo-as;
✓ Manter microrganismos de interesse clínico e industrial;
✓ Bioprospectar microrganismos e de substâncias produzidas por estes;
✓ Estabelecer um plano de negócio para as coleções visando a conservação, acesso e comercialização de micro-organismos de interesse biotecnológico.

Principais etapas de desenvolvimento

Identificação e organização do acervo e infraestrutura da coleção
Digitalização e disponibilização
da informação
Parceiros



































Universidade Federal do Paraná
Centro Politécnico, Setor de Ciências Biológicas
Av. Cel. Francisco Heráclito dos Santos, 210, Jardim das Américas Caixa Postal 19020, CEP 81531-970, Curitiba, Paraná, Brasil.
Telefone: (41) 3361-1764
E-mail: redetaxonline@gmail.com
Ilustrações por