Coleções zoológicas

Dibujo de mosca.png
Coleção de Oligoquetas Fritz Müller – EMBRAPA Florestas (COFM)

A coleção de Oligoquetas Fritz Müller da Embrapa Florestas (COFM) foi iniciada em 2004 com a ajuda do
Dr. Samuel James (EUA) na Embrapa Soja, e em 2006 foi transferida para a Embrapa Florestas, onde atualmente se encontra sob a curadoria do pesquisador George Brown. A coleção foi cadastrada como Instituição Fiel Depositária de Componentes do Patrimônio Genético pelo Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN No. 077/2013), e contém material principalmente do Paraná, mas também de outros estados brasileiros (especialmente SP, RJ, MG, ES, SC, RS, AM, RO, PA e RR), além do Distrito Federal. Não obstante, existem exemplares provenientes de alguns outros países (Alemanha, Eslovênia, Espanha, EUA, Bolívia, Paraguai, Uruguai). A maior parte dos exemplares é resultado de expedições de coleta dos Drs. George Brown, Marie Bartz e Samuel James.

A coleção honra o naturalista Fritz Müller, que emigrou para Santa Catarina em 1852 e descreveu, a partir de exemplares de Blumenau-SC, a espécie Pontoscolex corethrurus (Müller, 1857). Esta espécie amplamente distribuída no Brasil e no mundo é uma das minhocas mais pesquisadas e melhor conhecidas mundialmente. Além disso, Fritz Müller correspondeu com Charles Darwin, tendo algumas de suas observações sobre minhocas descritas no famoso e último livro de Darwin, que trata desses animais.

A maior parte do material tombado é de minhocas, mas também há enquitreídeos (Enchytraeidae) e sanguessugas (Hirudinea) armazenados na coleção. Os exemplares estão armazenados em álcool 80% (coleção principal), ou álcool >96% (material refrigerado, coleção de DNA). Atualmente o acervo possui mais do que 10 mil exemplares sendo aproximadamente 4000 lotes (frascos) catalogados na coleção principal e ~4500 lotes (principalmente amostras de tecido, mas também exemplares completos) na coleção de DNA. Além disso, há muito material (>1000 lotes) de projetos recentes que ainda sendo processado e organizado para ser tombado. Todo o material depositado está em processo de informatização, visando disponibilização por meio de repositórios online. 

Na coleção há tipos de 15 espécies, mas o mais interessante é que grande parte do material ainda não foi identificado em nível de espécie, e o acervo possui um grande número de espécies novas, que ainda precisam ser descritas. A coleção também possui extenso material de espécies invasoras, particularmente da família Megascolecidae (esp. Amynthas, Metaphire) e Acanthodrilidae (Dichogaster spp.), e exemplares da espécie comum Pontoscolex corethrurus, provenientes de muitos locais no país. As pesquisas do grupo trabalhando na coleção visam principalmente o catálogo e inventário de espécies presentes em diferentes ecossistemas naturais e antrópicos, o impacto de atividades humanas sobre as populações e biodiversidade das minhocas, a diversidade genética e filogenia, a descrição de espécies novas, e a avaliação de espécies ameaçadas de extinção.

Logo_Embrapa.png

Embrapa Florestas, Estrada da Ribeira, Km 111, 83411-000, Colombo, PR, Brasil.

Curador

George Gardner Brown

E-mail: george.brown@embrapa.br

Técnica responsável

Anne Elise Previdi Dotaf

E-mail: anne.previdi@embrapa.br

Fone:  (41) 3675-3523

 

Ilustrações por

Universidade Federal do Paraná

Centro Politécnico, Setor de Ciências Biológicas

Av. Cel. Francisco Heráclito dos Santos, 210, Jardim das Américas Caixa Postal 19020, CEP 81531-970, Curitiba, Paraná, Brasil.

 

Telefone: (41) 3361-1764

E-mail: redetaxonline@gmail.com

© 2021 Taxonline, todos os direitos reservados.