Coleções zoológicas

Coleção de Ascidiacea (DZUP)

A coleção de Ascidiacea (Chordata: Tunicata) foi iniciada em 1994 com a chegada da Dra. Rosana Moreira da Rocha ao Departamento de Zoologia da UFPR. Esta coleção se formou ao longo de vários anos com a coleta de exemplares durante o desenvolvimento de vários projetos de pesquisa, mas também em outras oportunidades de mergulho, tanto no Brasil como em vários outros países. A coleção inclui exemplares principalmente da costa brasileira, mas também de outros 25 países, entre os quais a maioria dos exemplares são da América Latina (Chile, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Panamá) e Europa, mas também existem exemplares da África, Ásia e Oceania. Existem 3300 lotes com identificação em nível de espécie gênero ou família.

 

Apenas considerando o material brasileiro, estão registrados atualmente aproximadamente 2500 lotes identificados e distribuídos em 27 gêneros de 15 famílias das 26 conhecidas. Trata-se da maior coleção de Ascidiacea da costa brasileira. Esta coleção abriga exemplares da série tipo da maioria das espécies descritas pelo Laboratório de Sistemática e Ecologia de Invertebrados Marinhos, que totalizam atualmente 30 espécies. Além do material já identificado, existem aproximadamente 1500 lotes coletados e ainda em processo de estudo.

Como são poucos os taxonomistas de ascídias em atividade no mundo, não são realizadas trocas frequentes de material, mas muitos estudantes de outras instituições têm vindo trabalhar no laboratório para identificação de material próprio e utilizam a coleção como referência, além de doar exemplares. Nos últimos cinco anos tivemos visitantes do México, Equador, Estados Unidos e Iran, além de estudantes brasileiros do Rio de Janeiro e Ceará.

 

Desde o estabelecimento da coleção foram publicados 42 artigos de sistemática e biogeografia, relacionados ao material depositado.

Universidade Federal do Paraná, Departamento de Zoologia, Setor de Ciências Biológicas. Caixa Postal 19020, CEP 81531-980, Curitiba, PR, Brasil.

Webpage laboratório: https://labimar.wordpress.com

Redes sociais: @labimarufpr

Curadora

Rosana Moreira da Rocha

E-mail: rmrocha@ufpr.br

Fone: (41) 3361-1642

 

Ilustrações por

Universidade Federal do Paraná

Centro Politécnico, Setor de Ciências Biológicas

Av. Cel. Francisco Heráclito dos Santos, 210, Jardim das Américas Caixa Postal 19020, CEP 81531-970, Curitiba, Paraná, Brasil.

 

Telefone: (41) 3361-1764

E-mail: redetaxonline@gmail.com

© 2021 Taxonline, todos os direitos reservados.