Coleções botânicas 

Herbário da Escola de Florestas de Curitiba 
(EFC)

O Herbário Escola de Florestas Curitiba – EFC foi criado em 1982 pelos professores Carlos Vellozo Roderjan e Yoshiko Saito Kuniyoshi, com o objetivo de documentar a flora regional e servir como instrumento didático para os cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná. Sua coleção principal conta com quase 12.000 amostras registradas, angiospermas, gimnospermas e pteridófitas. Conta também com uma carpoteca / germoteca didática de 340 amostras.

O acervo abrange essencialmente material coletado no Paraná, em todas suas formações vegetais, com destaque para a Floresta Ombrófila Densa e ecossistemas associados. Cerca de 10% da coleção é representado por amostras de Formações Altomontanas que só ocorrem nas porções mais elevadas da Serra do Mar. Outro grupo bem representado é o dos Campos e Cerrados, com cerca de 14% do total de amostras. O EFC também é depositário de uma coleção histórica de cerca de 1.200 amostras coletadas e doadas pelos ilustres botânicos Jan Christiaan Lindeman e Ralph João George Hertel, coletadas essencialmente no Paraná entre as décadas de 40 e 60.

 

Esta coleção tem importância por abranger coletas de locais hoje descaracterizados pela ação humana. Estima-se que o número de espécies abrangido pelo acervo possa chegar a 3.500, o que deverá ser confirmado com a correta identificação dos espécimes ainda indeterminados (33%). As famílias melhor representadas são Fabaceae, Asteraceae, Myrtaceae, Melastomataceae, Rubiaceae, Lauraceae, Poaceae e Cyperaceae.

 

As instalações do herbário EFC ocupam uma área útil de 100 m2 no prédio do Centro de Ciências Florestais e da Madeira, Campus III da UFPR. O acervo principal encontra-se informatizado, com banco de dados organizados em software VCNETControl, o qual está sendo aperfeiçoado para viabilizar uma objetiva troca de informações com outras plataformas. O EFC está aberto a permuta e empréstimos.

Escola de Florestas Curitiba.png

Av. Pref. Lothário Meissner, 900, Jardim Botânico, CEP 80210-170, Curitiba, PR, Brasil. 

E-mail do Herbário: herbarioefc@ufpr.br

Curador

Christopher Thomas Blum

E-mail: ctblum@ufpr.br

Fone: (41) 3360-4297

 
Logo_Taxonline_Branco_NEW.png

Universidade Federal do Paraná

Centro Politécnico, Setor de Ciências Biológicas

Av. Cel. Francisco Heráclito dos Santos, 210, Jardim das Américas Caixa Postal 19020, CEP 81531-970, Curitiba, Paraná, Brasil.

 

Telefone: (41) 3361-1764

E-mail: redetaxonline@gmail.com

Ilustrações por