Coleções microbiológicas

Coleção de Microrganismos de Interesse para a Agricultura da Embrapa Soja (CMES)

A Coleção de Microrganismos de Interesse para a Agricultura da Embrapa Soja (CMES) tem por principal objetivo preservar patógenos (fungos, vírus e bactérias) de importância para a cultura da soja e microrganismos com potencial para controle biológico desses fitopatógenos. A coleção contém também patógenos associados às culturas do trigo, do girassol e de algumas plantas daninhas. Patógenos de plantas daninhas podem ter potencial para controle dessas plantas.

A CMES possui mais de 2200 acessos, de 32 gêneros. Diversos isolados têm sido utilizados em trabalhos científicos e também em atividades de suporte a programas de melhoramento de soja. Alguns isolados importantes para caracterizar genótipos de soja já não são encontrados com facilidade a campo no nosso país. Dessa forma a CMES tem cumprido seu papel de manter e fornecer isolados para instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas.

Embrapa Soja, Rodovia Carlos João Strass, acesso Orlando Amaral, Distrito da Warta, Caixa Postal 231, CEP 86001-970, Londrina, PR, Brasil.

Curadora

Claudine Dinali Santos Seixas

E-mail: claudine.seixas@embrapa.br

Vice-curador

Daniel Ricardo Sosa-Gómez

Equipe

Sergio Fernando Haas Herculano

Técnico operacional

 

Ilustrações por

Universidade Federal do Paraná

Centro Politécnico, Setor de Ciências Biológicas

Av. Cel. Francisco Heráclito dos Santos, 210, Jardim das Américas Caixa Postal 19020, CEP 81531-970, Curitiba, Paraná, Brasil.

 

Telefone: (41) 3361-1764

E-mail: redetaxonline@gmail.com

© 2021 Taxonline, todos os direitos reservados.