Coleções microbiológicas

Coleção de Microrganismos de Interesse para a Agricultura da Embrapa Soja (CMES)

A Coleção de Microrganismos de Interesse para a Agricultura da Embrapa Soja (CMES) tem por principal objetivo preservar patógenos (fungos, vírus e bactérias) de importância para a cultura da soja e microrganismos com potencial para controle biológico desses fitopatógenos. A coleção contém também patógenos associados às culturas do trigo, do girassol e de algumas plantas daninhas. Patógenos de plantas daninhas podem ter potencial para controle dessas plantas.

A CMES possui mais de 2200 acessos, de 32 gêneros. Diversos isolados têm sido utilizados em trabalhos científicos e também em atividades de suporte a programas de melhoramento de soja. Alguns isolados importantes para caracterizar genótipos de soja já não são encontrados com facilidade a campo no nosso país. Dessa forma a CMES tem cumprido seu papel de manter e fornecer isolados para instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas.

Embrapa Soja, Rodovia Carlos João Strass, acesso Orlando Amaral, Distrito da Warta, Caixa Postal 231, CEP 86001-970, Londrina, PR, Brasil.

Curadora

Claudine Dinali Santos Seixas

E-mail: claudine.seixas@embrapa.br

Vice-curador

Daniel Ricardo Sosa-Gómez

Equipe

Sergio Fernando Haas Herculano

Técnico operacional

 
Logo_Taxonline_Branco_NEW.png

Ilustrações por

Universidade Federal do Paraná

Centro Politécnico, Setor de Ciências Biológicas

Av. Cel. Francisco Heráclito dos Santos, 210, Jardim das Américas Caixa Postal 19020, CEP 81531-970, Curitiba, Paraná, Brasil.

 

Telefone: (41) 3361-1764

E-mail: redetaxonline@gmail.com