Coleção de fungos entomopatogênicos da Embrapa Soja

A coleção de fungos entomopatogênicos tem por objetivo preservar patógenos de artrópodes associados principalmente com as culturas de soja, trigo e girassol. A preservação desse patrimônio é um indicativo do nível de desenvolvimento tecnológico e respeito pelo meio ambiente, uma vez que esses agentes de ocorrência natural podem ser utilizados como ferramentas de controle de elevada seletividade, consequentemente de ínfimo impacto ambiental.

As atividades relacionadas à preservação desta coleção visam: caracterizar os fungos armazenados, disponibilizar organismos benéficos úteis para o desenvolvimento de agentes de controle biológico, estudar suas propriedades, difundir o conhecimento, e preservar genes com potencial para utilização futura, nas diversas áreas da biotecnologia como transformação, biorremediação ou em estudos básicos como de estrutura de populações, de filogenia, entre outros.

O material incorporado a esta coleção já tem sido utilizado em diversos trabalhos científicos e ainda poderá resultar em produtos de utilização mais imediata, como bioinsumos agrícolas e para a pecuária, traduzindo-se em benefícios econômicos e para o meio ambiente.

Metarhizium rileyi.jpg

Embrapa Soja, Rodovia Carlos João Strass, acesso Orlando Amaral, Distrito da Warta, Caixa Postal 231, CEP 86001-970, Londrina, PR, Brasil.

Curador

Daniel Ricardo Sosa-Gómez

E-mail: daniel.sosa-gomez@embrapa.br

Equipe

José Jairo da Silva

Assistente

 

Coleções microbiológicas

dibujo micro.png
Logo_Taxonline_Branco_NEW.png

Universidade Federal do Paraná

Centro Politécnico, Setor de Ciências Biológicas

Av. Cel. Francisco Heráclito dos Santos, 210, Jardim das Américas Caixa Postal 19020, CEP 81531-970, Curitiba, Paraná, Brasil.

 

Telefone: (41) 3361-1764

E-mail: redetaxonline@gmail.com

Ilustrações por