Coleções botânicas 

Flor
Herbário da Universidade Estadual de Londrina (FUEL)

O Herbário da Universidade Estadual de Londrina foi iniciado em 1982, no então departamento de Biologia Geral. Em 1985, já contava com um acervo que permitiu seu cadastramento no Index Herbariorum. Posteriormente, em uma readequação da estrutura administrativa, o departamento foi dividido e o Herbário foi incluído no departamento de Biologia Animal e Vegetal, onde estão alocados os docentes da área de botânica e ecologia vegetal. Além das atividades de pesquisa do departamento, o herbário FUEL atende pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Ciências Biológicas, Agronomia, Zootecnia, Química, Farmácia e Tecnologia de Alimentos e Medicamentos e Veterinária da Universidade, bem como alunos e pesquisadores de diferentes instituições.

No herbário FUEL estão mantidas, atualmente, amostras, principalmente sob a forma de material seco, predominando as Angiospermas. Estas amostras provêm, em sua maioria, do Estado do Paraná, principalmente da bacia do rio Tibagi, além de outros municípios no Brasil. A coleção da bacia do rio Tibagi, que corta o estado do Paraná no sentido Sul-Norte, por cerca de 550 km, já incluiu coletas que expandiram a distribuição geográfica conhecida para diferentes espécies e descrição de novas espécies de árvores. A coleção de algas em meio líquido somam aproximadamente 850 amostras de fitoplâncton e perifiton, sendo a quase totalidade da bacia do rio Tibagi, ainda não informatizadas. A coleção dos tipos nomenclaturais conta com isótipos e parátipos, com as imagens disponibilizadas na rede. Os dados das exsicatas foram inicialmente incluídos em um banco de dados, desenvolvido pelo antigo Núcleo de Processamento de Dados da Universidade, a partir de 1999. O banco de dados foi migrado para o programa BRAHMS (atualmente na versão 7) e o acervo está todo informatizado.

Desde 2006, o herbário está localizado em prédio onde conta com quatro espaços mobiliados e climatizados: acervo, sala de computadores, biblioteca e laboratório de apoio e a sala de preparação (cerca de 38m2). Uma sala em prédio separado com cerca de 15m2 é utilizada para secagem e desinfecção de material botânico, onde estão dispostas estufas para secagem e um freezer. Em outra sala, de mesma dimensão fica o laboratório de algas e a coleção em meio líquido. A sala do acervo para exsicatas, com cerca 75m2, acomoda um total de 66 armários de aço. A sala dos computadores (cerca 29m2) conta com cinco computadores, três impressoras e dois escaners em rede. O laboratório, 45m2, conta com lupa e lupa com câmara clara. O acervo bibliográfico (livros, separatas e periódicos de uso coletivo) está incluído em quatro estantes de metal.

O herbário conta hoje com os serviços dos docentes do departamento e de um auxiliar técnico que é responsável pela condução de diferentes atividades (apoio de coletas, secagem e montagem de exsicatas, controle sanitário). A informatização, confecção de etiquetas, identificação de amostras e acomodação no acervo são atribuições de bolsistas e alunos de graduação e pós-graduação executam e/ou colaboram nestas tarefas como parte de suas atividades. O herbário FUEL apresenta uma série de intercâmbios de material com mais de 200 instituições nacionais e estrangeiras, além receber de visitas de pesquisadores. Os intercâmbios de material englobam a permuta de duplicatas visando identificação por pesquisadores ou somente incremento no acervo. Amostras da coleção podem ser emprestadas a especialistas, por períodos determinados, através das curadorias dos herbários onde trabalham.

logo Herbário do Departamento de Biologi

Rodovia Celso Garcia Cid, PR 445, Km 380, Caixa Postal 10011, CEP 86057-970, Londrina, PR, Brasil.

E-mail: herbariofuel@uel.br

Fone: (43) 3371-4946

Curadora

Ana Odete Santos Vieira

E-mail: aovieira@uel.br

Equipe

Marilda Carvalho Dias

Pesquisadora

Manoel Ronaldo Carvalho Paiva

Pesquisador

José Alves Ferreira

Pesquisador

Leonide R. M. de Souza

Pesquisador

Odair do Carmo Pavão

Pesquisador

 
Logo_Taxonline_Branco_NEW.png

Ilustrações por

Universidade Federal do Paraná

Centro Politécnico, Setor de Ciências Biológicas

Av. Cel. Francisco Heráclito dos Santos, 210, Jardim das Américas Caixa Postal 19020, CEP 81531-970, Curitiba, Paraná, Brasil.

 

Telefone: (41) 3361-1764

E-mail: redetaxonline@gmail.com