Coleções Botânicas

Botões de flores
Herbário da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (HUCP)

O Herbário da Pontifícia Universidade Católica do Paraná começou na década de 1970 por iniciativa dos professores Rudolf Bruno Lange e Estefano Francisco Jablonski que, em 1973, fundaram o Museu de Biologia da Universidade Católica do Paraná. Como o crescimento das coleções Zoológica e Botânica, elas foram separadas e, em abril de 1979, foi fundado o herbário HUCP, mas apenas em 1999 passou a ocupar o espaço atual. No ano de 1995, o herbário foi incluído no Index Herbariorum, do New York Botanical Garden, mantendo a sigla consagrada.

Atualmente, o herbário abriga mais de 25.000 exemplares e mais de 4.935 espécies de algas, fungos, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas, em 2.300 gêneros e 400 famílias, coletadas por mais de 5000 pessoas em 21 estados do Brasil e 12 diferentes países.

Entre as espécies, estão algumas ameaçadas de extinção como a imbuia, o sassafrás e o pau-marfim, vítimas da exploração predatória. A coleta mais antiga data de 1943, um exemplar de Helicteres ovata Lam., popularmente conhecida como saca-rolha devido ao seu fruto com formato espiralado. A maior parte dos exemplares da coleção provém estado do Paraná, seguido de Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. Dentro do Paraná, predominam coletas da região do Planalto de Curitiba (Floresta Ombrófila Mista), seguindo-se da Serra do Mar e Litoral (Floresta Ombrófila Densa), do Planalto de Ponta Grossa (Campos Gerais) e do Planalto de Foz do Iguaçu (Floresta Estacional Semidecidual).

Com o apoio do HUCP, são desenvolvidas pesquisas por alunos e professores de diversos cursos nas áreas de Botânica, Taxonomia, Ecologia, Morfologia Vegetal, Bioquímica, Fisiologia Vegetal, Agronomia e Engenharia Florestal. O HUCP, em parceria com os cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Ciências Biológicas, também atua na educação, recebendo alunos de ensino fundamental e médio para atividades práticas em botânica e de educação ambiental com visitas pré-agendadas.

O acervo do herbário HUCP está também indexado no Global Registry of Scientific Collections (GRSciColl), e sua coleção, completamente informatizada, está integrada às redes: GBIF (Global Biodiversity Information Facility), SIBBr (Sistema de Informações sobre a Biodiversidade Brasileira),  Reflora (Flora do Brasil), CRIA (Centro de Referência em Informação Ambiental), Species Link (Sistema de informações sobre coleções biológica), Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JABOT), INCT (Herbário Virtual da Flora e dos Fungos), Rede Brasileira de Herbários, e TAXon-line (Rede Paranaense de Coleções Biológicas).

Jardim da Vida

Anexo ao Herbário está o Jardim da Vida, um jardim de inverno fechado dentro da Escola de Ciências da Vida com 40×15 m. Nele estão cultivadas cerca de 250 espécies de plantas, incluindo 130 epífitas, 67 herbáceas, 15 árvores e 7 arbustos, sendo 70 orquídeas, 28 bromélias e 13 cactáceas. O jardim abriga plantas provenientes de estudos realizados por professores e alunos da PUC, plantas utilizadas em pesquisas farmacológicas e bioquímicas, plantas utilizadas em aulas práticas além de experimentos realizados em pesquisas ou aulas práticas.

HUCP 8.jpg
Logo.jpeg

Acesse o site do HUCP  https://www.pucpr.br/escola-de-ciencias-da-vida/infraestrutura/herbario/ clicando no link ou na logo:

Rua Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho, 80215-901, Curitiba, PR, Brasil.

Curador 

Rodrigo de Andrade Kersten

E-mail: r.kersten@pucpr.br

Fone: (41) 3271-2392

 
Logo_Taxonline_Branco_NEW.png

Universidade Federal do Paraná

Centro Politécnico, Setor de Ciências Biológicas

Av. Cel. Francisco Heráclito dos Santos, 210, Jardim das Américas Caixa Postal 19020, CEP 81531-970, Curitiba, Paraná, Brasil.

 

Telefone: (41) 3361-1764

E-mail: redetaxonline@gmail.com

Ilustrações por