Coleções zoológicas

 
Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia)

O Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia) vem, desde 1983, desenvolvendo vários projetos de pesquisa em convênio com empresas do setor elétrico em reservatórios de vários estados do Brasil e ambientes naturais, como a planície de inundação do alto rio Paraná, na região de Porto Rico, PR. Estes projetos têm sido desenvolvidos também em colaboração com pesquisadores de diferentes instituições brasileiras e de fora do Brasil, assim como com inúmeros alunos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu.

Em 1991 foi consolidado o curso de Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais, contando com a estrutura física, apoio logístico e pesquisadores do Nupélia. Atualmente o Programa é muito bem conceituado junto à Capes e recebe alunos de vários estados brasileiros e de outros países americanos. O resultado destas pesquisas tem sido revertido em centenas de publicações de artigos, livros e capítulos de livros, os quais possuem grande relevância no cenário científico nacional e internacional.

Embora relativamente recente, o Nupélia vem congregando pesquisadores de diferentes áreas das ciências de ambientes aquáticos continentais, e conta hoje com vários laboratórios de diversas especialidades. Além disso, o Núcleo conta também com uma biblioteca setorial cujo acervo é completamente direcionado para a ecologia de água doce. Um grande acervo biológico, composto por peixes e ictioplâncton de água doce, assim como um herbário representado por plantas da vegetação ripária, também representa uma relevante contribuição do Nupélia para as gerações futuras.

Acesse o site do Nupélia nupelia.uem.br, clicando no link ou na logo:

Logo NUPELIA UEM.png

Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Biológicas, ​Núcleo de Pesquisas em Limnologia Ictiologia e Aquicultura. Av. Colombo, 5790, Campus Universitário,  CEP 87020-900, Maringá, PR, Brasil. 

E-mail: secretaria@nupelia.uem.br

Fone: (44) 3011-4750

Coleção Ictiológica

A coleção de peixes do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia), da Universidade Estadual de Maringá, foi criada no início da década de 1990, com o incremento das pesquisas do Nupélia. Seu objetivo inicial era manter espécimes-testemunho daquelas pesquisas, mas tem ampliado seu tamanho, importância e escopo. Atualmente, abriga material comparativo de diferentes localidades, principalmente da bacia do Prata, parátipos de diversas espécies novas, além de exemplares-testemunho de teses, livros e artigos publicados por pesquisadores e estudantes do Nupélia e de outras instituições de pesquisa. Todo material está disponível para a comunidade científica. Empréstimos, intercâmbios e outras transações têm sido efetuadas com diferentes instituições do Brasil e de outros países.

A maior parte da Coleção está preservada em etanol 70º GL, mas um conjunto de espécimes diafanizados, corados e preservados em glicerina tem gradualmente aumentado. A representatividade geográfica da Coleção é neotropical, mas com forte ênfase na ictiofauna da bacia do Prata, incluindo os estados brasileiros de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, dentre outros menos representados. Mais de 22.000 lotes de peixes estão no banco de dados e aproximadamente 5.000 estão ainda por catalogar. A totalidade do banco de dados catalogados da Coleção está disponível para busca na plataforma Species Link (http://www.splink.org.br/index?lang=pt), do Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA).

Estudantes de graduação e pós-graduação têm desenvolvido seus trabalhos junto ao laboratório da Coleção. Mais de 70 espécies novas de peixes de várias regiões do Brasil já foram descritas apenas pelos pesquisadores do laboratório. Vários estudantes egressos também continuam descrevendo espécies novas que não foram computadas aqui.

Uma seção de ictioplâncton de água doce do Laboratório de Ictioplâncton do Nupélia tem sido incorporada à Coleção Ictiológica, e pode ser acessada da mesma maneira.

A Coleção é credenciada no Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN), conforme deliberação número 137, de 22 de fevereiro de 2006, a qual foi publicada no Diário Oficial da União em 4 de abril de 2006.

Logo Colecao.jpg

Curadoras: 

Curriculo Lattes

Carla Simone Pavanelli

E-mail: carlasp@nupelia.uem.br

Fone: (44) 3011-4632

Curriculo Lattes

Andréa Bialetzki

E-mail: bialetzki@nupelia.uem.br

Fone: (44) 3011-4640

Equipe
Curriculo Lattes
Curriculo Lattes

Cláudio Henrique Zawadzki

Pesquisador

E-mail: chzawadzki@nupelia.uem.br

Fone: (44) 3011-4740

Marli Cristina Campos

Gerente de coleções

E-mail: marli@nupelia.uem.br

Fone: (44) 3011-5718

Curriculo Lattes

Weferson Júnio da Graça

Pesquisador

E-mail: weferson@nupelia.uem.br

Fone: (44) 3011-5309

 

Ilustrações por

Universidade Federal do Paraná

Centro Politécnico, Setor de Ciências Biológicas

Av. Cel. Francisco Heráclito dos Santos, 210, Jardim das Américas Caixa Postal 19020, CEP 81531-970, Curitiba, Paraná, Brasil.

 

Telefone: (41) 3361-1764

E-mail: redetaxonline@gmail.com

© 2021 Taxonline, todos os direitos reservados.