Coleções zoológicas

Dibujo de mosca.png
Coleção Malacológica da Universidade Estadual de Ponta Grossa (CMo/UEPG)

A coleção malacológica (CMo) depositada atualmente no Laboratório de Zoologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) - Paraná inclui exemplares fixados em via seca e via úmida. Compreende hoje, um total aproximado de 9.000 exemplares de conchas em via seca provenientes de uma doação que em 2016 veio a agregar à coleção já existente. Essa coleção representa um ganho importante para a região dos Campos Gerais já que contribui na formação profissional de acadêmicos de diferentes cursos. O acervo também tem importancia para o intercâmbio de material e conhecimento entre pesquisadores de diversas instituições nacionais e internacionais.

Na área da pesquisa a CMo está vinculada a trabalhos na área de biologia e ecologia de moluscos marinhos e dulcícolas. Quanto aos trabalhos extencionistas, o acervo contribui com a divulgação de informações, especialmente para alunos de ensino fundamental, médio e comunidade. Essas informações são repassadas através de palestras e exposições em escolas de Ponta Grossa, Curitiba e litoral do Paraná, onde os alunos tem a oportunidade de conhecer a diversidade de conchas de todo o mundo, e a importância do Filo Mollusca. Atualmente, a CMo está sendo organizada e digitalizada

Universidade Estadual de Ponta Grossa.pn

Laboratório de Zoologia, Departamento de Biologia Geral (DEBIO), Setor de Ciências Biológicas e da Saúde, Bl. M - Sala 73, Av. General Carlos Cavalcanti, 4748, CEP: 84030-900, Ponta Grossa, PR, Brasil.

Curadora

Susete Wambier Christo

E-mail: swchristo@hotmail.com

Fone: (42) 3220-2136

Equipe

Augusto Luiz Ferreira Junior

Pesquisador

 
caracol
Logo_Taxonline_Branco_NEW.png

Universidade Federal do Paraná

Centro Politécnico, Setor de Ciências Biológicas

Av. Cel. Francisco Heráclito dos Santos, 210, Jardim das Américas Caixa Postal 19020, CEP 81531-970, Curitiba, Paraná, Brasil.

 

Telefone: (41) 3361-1764

E-mail: redetaxonline@gmail.com

Ilustrações por