Coleções zoológicas

Dibujo de mosca.png
Coleção Malacológica da Universidade Estadual de Ponta Grossa (CMo/UEPG)

A coleção malacológica (CMo) depositada atualmente no Laboratório de Zoologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) - Paraná inclui exemplares fixados em via seca e via úmida. Compreende hoje, um total aproximado de 9.000 exemplares de conchas em via seca provenientes de uma doação que em 2016 veio a agregar à coleção já existente. Essa coleção representa um ganho importante para a região dos Campos Gerais já que contribui na formação profissional de acadêmicos de diferentes cursos. O acervo também tem importancia para o intercâmbio de material e conhecimento entre pesquisadores de diversas instituições nacionais e internacionais.

Na área da pesquisa a CMo está vinculada a trabalhos na área de biologia e ecologia de moluscos marinhos e dulcícolas. Quanto aos trabalhos extencionistas, o acervo contribui com a divulgação de informações, especialmente para alunos de ensino fundamental, médio e comunidade. Essas informações são repassadas através de palestras e exposições em escolas de Ponta Grossa, Curitiba e litoral do Paraná, onde os alunos tem a oportunidade de conhecer a diversidade de conchas de todo o mundo, e a importância do Filo Mollusca. Atualmente, a CMo está sendo organizada e digitalizada

Laboratório de Zoologia, Departamento de Biologia Geral (DEBIO), Setor de Ciências Biológicas e da Saúde, Bl. M - Sala 73, Av. General Carlos Cavalcanti, 4748, CEP: 84030-900, Ponta Grossa, PR, Brasil.

Curadora

Susete Wambier Christo

E-mail: swchristo@hotmail.com

Fone: (42) 3220-2136

Equipe

Augusto Luiz Ferreira Junior

Pesquisador

 

Universidade Federal do Paraná

Centro Politécnico, Setor de Ciências Biológicas

Av. Cel. Francisco Heráclito dos Santos, 210, Jardim das Américas Caixa Postal 19020, CEP 81531-970, Curitiba, Paraná, Brasil.

 

Telefone: (41) 3361-1764

E-mail: redetaxonline@gmail.com

Ilustrações por

© 2021 Taxonline, todos os direitos reservados.