Coleções botânicas 

Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNOPA)
UNOPA 

O Herbário UNOPA é coordenado pela Dra. Norma Catarina Bueno (especialista em Characeae no Laboratório de Ficologia da Unioeste) e atualmente possui um acervo de aproximadamente 14.700 espécimes on line. As espécies estão disponibilizadas na rede do SpeciesLink.

Engloba pesquisas na área de taxonomia e ecologia de algas em ambientes aquáticos continentais nos seguintes temas:

  • Taxonomia dos principais grupos de Algas (Bacillariophyta, Charophyta e Chlorophyta);

  • Estrutura e dinâmica de comunidades fitoplanctônicas em ambientes aquícolas dos reservatórios da bacia do rio Iguaçu, rio Cascavel e rio Paraná.

Recebe material de algas planctônicas para identificação como resultado de parcerias com instituições de ensino e pesquisa. Recebe material da família Characeae do Brasil (Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Pernambuco) Chile e México para identificação.

O Herbário da Universidade Estadual do Oeste do Paraná foi criado em agosto de 1996. É um dos herbários na região oeste do estado cujo papel principal é a manutenção de uma coleção representativa da flora regional (Resolução 073/2009 e Resolução 206/2016-COU), vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), do campus de Cascavel, visando armazenar amostras herborizadas para o atendimento das atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão além de contribuir para o conhecimento dos alunos de graduação, portanto é uma coleção representativa de algas para o Brasil.  
Em 2011 a coleção foi separada do UNOP e criado o Herbário Unop-Algae. Em 2020 foi inserida no Index Herbariorum http://sweetgum.nybg.org/science/ih/herbarium-list/?NamOrganisationAcronym=unopa, uma associação internacional com cerca de 3.000 herbários, dessa forma  internacionalizando a coleção de algas (Fig. 1), seu o acrônimo foi alterado para UNOPA e atualizado no INCT, speciesLink, rede brasileira de herbários https://www.botanica.org.br/a-rede-brasileira-de-herbarios,  no Taxononline https://www.taxonline.bio.br/unop. No ano de 2020. No ano de 2020 passou a fazer parte da Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (MCTI), conforme (Fig.2).https://pnipe.mctic.gov.br/laboratory/5476. 
No mesmo ano (2020) passou a integrar o projeto NAPI Taxonline: conservação da biodiversidade e aplicações tecnológicas – Universidade coordenado pela curadora do Herbário UNOP, Dra. Lívia Godinho Temponi.

Em 2016 o Herbário passou a contar com duas áreas: Criptógamas e Fanerógamas (Resolução 206/2016). O Herbário UNOPA possui representantes de algas Charophyta, Chlorophyta, Bacillariophyta, além de fungos líquens e briófitas e conta com a curadoria da docente do mestrado em Conservação e Manejo de Recursos Naturais (PPRN), Dra. Norma Catarina Bueno. As algas inseridas na coleção são resultantes de projetos de pesquisa dos discentes de graduação do curso de Ciências Biológicas da Unioeste e do Programa de pós-graduação da Unioeste em Conservação e Manejo de Recursos Naturais (PPRN). 
Os dados do Herbário UNOPA são informatizados, utilizando a base de dados do speciesLink. No speciesLink(https://specieslink.net/col/UNOPA/) atualmente estão registrados 14.663 espécimes online, destes 14.358 estão georreferenciadas. Com o apoio da equipe do CRIA e do Google Cloud recentemente foi atualizada uma nova versão da interface de busca e assim o Herbário UNOPA deu início a disponibilização das suas primeiras imagens de algas (Fig.  e 4), atualmente 422 fotos que já foram inseridas no banco de dados.

UNOP Traqueofitas

O Herbário UNOP, uma coleção científica de plantas secas, organizadas e preservadas, está localizado no município de Cascavel, região Oeste do Paraná, uma área com flora pouco conhecida e próxima de remanescentes florestais importantes como o Parque Nacional do Iguaçu, Parque Estadual do Rio Guarani, Parque Estadual da Cabeça do Cachorro, Parque Estadual do Guartelá e RPPN Fazenda Santa Maria. O herbário foi criado em 1996 pelo Dr. Bartolomeu Tavares, especialista em diatomáceas. Atualmente é coordenado pela Dra. Lívia Godinho Temponi, especialista em Araceae, e as coleções específicas organizadas pelas especialistas em Characeae, Dra. Norma Catarina Bueno (UNOPA) e Cyperaceae, Dra. Shirley Martins Silva (UNOP). Conta também com a participação dos alunos do Programa de Pós-Graduação.

Foi regulamentado pela instituição em 2009 (resolução 073/2009 - COU, de 25 de junho de 2009) e reúne amostras coletadas principalmente no Oeste do Paraná, outras regiões do estado, além de doações e parcerias estabelecidas em projetos com coletas em outras áreas do Brasil e do exterior.

 

Está vinculado ao campus de Cascavel, na Rede Brasileira de Herbários e os dados informatizados a partir do software BRAHMS são disponibilizados no speciesLink. Imagens da exsicatas estão sendo disponibilizadas em parceria com os projetos Herbário Virtual REFLORA e INCT - Herbário Virtual da Flora e dos Fungos..

 

Recentemente, em 20 de janeiro de 2017, o Herbário UNOP foi inserido no Index Herbariorum, uma associação internacional com cerca de 3.000 herbários coordenado pela Dra. Barbara M. Thiers, pesquisadora do New York Botanical Garden's Virtual Herbarium.

 

O acervo possui cerca de 13.000 amostras e os grupos mais representativos são: Chlorophyta (1.565), Rubiaceae (690), Charophyta (612), Fabaceae (467), Araceae (461), Asteraceae (291), Myrtaceae (184), Poaceae (121) e Cyperaceae (71).

UNOP.jpg

Rua Universitária, 2069, CEP 85819-110, Cascavel, PR, Brasil.

Fone: (45) 3220-3239

Curadora – UNOPA

Norma Catarina Bueno

E-mail: normacatarina@hotmail.com

Curadora – UNOP Traqueófitas

Livia Godinho Temponi

E-mail: liviatemponi@yahoo.com.br

sibbr.png
GBIF-2015.png
 
Algae
Logo_Taxonline_Branco_NEW.png

Universidade Federal do Paraná

Centro Politécnico, Setor de Ciências Biológicas

Av. Cel. Francisco Heráclito dos Santos, 210, Jardim das Américas Caixa Postal 19020, CEP 81531-970, Curitiba, Paraná, Brasil.

 

Telefone: (41) 3361-1764

E-mail: redetaxonline@gmail.com

Ilustrações por