Coleções botânicas 

Herbário Evaldo Buttura (EVB)
GBIF-2015.png
sibbr.png

Curadoras:

Laura Cristina Pires Lima

Giovana Secretti Vendruscolo

Endereço: Edifício das Águas

Laboratórios Multiusuários Engenheira

Enedina Alves Marques

Parque Tecnológico Itaipu

GBIF-2015.png
sibbr.png
 
Herbário Evaldo Buttura (EVB)

O herbário Evaldo Buttura (EVB), da Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila), está localizado em Foz do Iguaçu, no extremo Oeste do estado do Paraná. A sigla EVB foi dada em homenagem ao engenheiro agrônomo Evaldo Buttura, que foi responsável pelo levantamento florístico na região de Foz do Iguaçu até Guaíra, há mais de 40 anos, sendo seu trabalho botânico uma importante referência para a flora regional. O herbário começou suas atividades em 2015 com o a doação e restauração da coleção botânica do Buttura, que contava com um pouco mais de 1.200 amostras de plantas secas, coletadas majoritariamente por ele entre os anos 70 e 80, na microrregião de Foz do Iguaçu e parte do Paraguai.

O herbário EVB tem atuado na coleta e intercâmbio de material da flora do Oeste do Paraná, com enfoque no Parque Nacional do Iguaçu, Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) e Flora Urbana. O herbário também tem promovido a formação técnico-científica com a oferta de vagas em estágio supervisionado e iniciação científica, bem como com orientação de dissertações de mestrado e trabalhos de conclusão de curso. Além de armazenar uma coleção botânica de referência para a flora local e formar técnicos, é importante disponibilizar informações sobre as funções do herbário no conhecimento da biodiversidade e conservação da flora para a população externa à comunidade científica, contribuindo, desta forma, para o fortalecimento da Educação Ambiental e do Ensino de Botânica na região. Diante disso, o herbário tem atuado nas demandas da vida acadêmica universitária que envolve o tripé, Ensino, Pesquisa e Extensão.

Atualmente o herbário migrou a informatização dos seus dados do software Brahms para o Jabot. O acervo possui mais de 4.300 exemplares informatizados e a maioria das imagens estão digitalizadas e disponíveis online nas plataformas do Herbário Virtual Reflora, Jabot, INCT- Herbário Virtual Reflora, GIBF e SIBBr.

Desde 2015, o herbário está ativo na Rede brasileira de herbários da Sociedade Botânica do Brasil. Em 2020 foi cadastrado no Index Herbariorum, sendo reconhecido internacionalmente entre os Herbários do Mundo.

Edifício das Águas, Laboratórios Multiusuários Engenheira Enedina Alves Marques, Parque Tecnológico Itaipu.

E-mail do Herbário: herbarioevaldobuttura@gmail.com

Universidade Federal do Paraná

Centro Politécnico, Setor de Ciências Biológicas

Av. Cel. Francisco Heráclito dos Santos, 210, Jardim das Américas Caixa Postal 19020, CEP 81531-970, Curitiba, Paraná, Brasil.

 

Telefone: (41) 3361-1764

E-mail: redetaxonline@gmail.com

Ilustrações por

© 2021 Taxonline, todos os direitos reservados.